top of page

O ACORDO DE PARIS. ACORDO GLOBAL SOBRE MUDANÇAS CLIMÁTICAS.


ree

O Acordo de Paris é um acordo global sobre mudanças climáticas adotadas em 2015 pelos países-membros da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (UNFCCC). Seu objetivo principal é limitar o aumento da temperatura média global.

O Acordo de Paris é um acordo global sobre mudanças climáticas adotadas em dezembro de 2015 durante a 21ª Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP21), realizada em Paris, França. Seu objetivo principal é limitar o aumento da temperatura média global a bem abaixo de 2 graus Celsius acima dos níveis pré-industriais e trabalhar para limitar o aumento a 1,5 graus Celsius, a fim de evitar os efeitos adversos das mudanças climáticas.

O Acordo de Paris é um compromisso global para combater as mudanças climáticas e seus efeitos negativos. Ele foi adotado por todos os 197 países-membros da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (UNFCCC). O acordo é um marco histórico, pois é a primeira vez que todas as nações concordaram em trabalhar juntas para enfrentar a ameaça das mudanças climáticas.

O acordo é baseado em três pilares principais:

  1. Mitigação - redução das emissões de gases de efeito estufa (GEE) para limitar o aquecimento global a um nível seguro e manter o aumento da temperatura média global abaixo de 2°C em relação aos níveis pré-industriais.

  2. Adaptação - capacitação dos países para se adaptarem às influências das mudanças climáticas e minimizar seus efeitos negativos destas mudanças. Estas adaptação inclui a criação de planos de para lidar com a crescente frequência e intensidade de eventos climáticos extremos, como secas, enchentes e tempestades, além de fortalecer a resiliência das comunidades e dos ecossistemas.

  3. Financiamento - fornecimento de recursos financeiros para ajudar os países em desenvolvimento a lidar com as mudanças climáticas e a transição para uma economia de baixo carbono. Isso inclui o compromisso dos países atendidos em fornecer US$ 100 bilhões por ano até 2025 para ajudar os países mais pobres a se adaptarem e mitigarem as emissões de GEE.

O Acordo de Paris é um marco significativo na história das mudanças climáticas internacionais, uma vez que representa um consenso global sobre a necessidade de agir urgentemente para enfrentar a ameaça das mudanças climáticas. O acordo é baseado no princípio de responsabilidades comuns, mas diferenciadas, ou seja, os países mais ricos e incluíram a responsabilidade de liderar os esforços de mitigação, enquanto os países em desenvolvimento têm o direito de buscar um desenvolvimento econômico sustentável, mas com apoio financeiro e tecnológico dos países combinados.

No entanto, apesar do compromisso global assumido pelo Acordo de Paris, ainda há desafios a serem enfrentados. O acordo não possui negociação coercitiva e depende da vontade política dos países-membros em cumprir suas metas e objetivos. Além disso, a implementação do acordo é complexa e requer uma coordenação global sem precedentes.


"O AMANHÃ É HOJE" É UM DOCUMENTÁRIO QUE DEMONSTRA QUAL A IMPORTANCIA DE SE MANTER ATENTO AS QUESTÕES AMBIENTAIS.











 
 
 

Comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação
bottom of page