top of page

DIA 02 DE ABRIL DIA MUNDIAL DE CONCIENTIZAÇÃO DO AUTISMO


ree

O autismo, também conhecido como Transtorno do Espectro Autista (TEA), é uma condição neurológica que afeta a capacidade de uma pessoa em se comunicar e interagir socialmente com os outros. O autismo é um espectro, o que significa que existem diferentes níveis de gravidade e variações nos sintomas.

Os sintomas do autismo geralmente aparecem na primeira infância, antes dos três anos de idade. Eles podem incluir dificuldades na comunicação verbal e não verbal, dificuldades na interação social e comportamentos repetitivos e restritos. Crianças com autismo também podem ter interesses intensos e limitados em certos temas.

Embora a causa exata do autismo ainda seja desconhecida, acredita-se que fatores genéticos e ambientais podem desempenhar um papel em sua origem. Não há cura para o autismo, mas comportamentais e terapias podem ajudar a melhorar a comunicação, habilidades sociais e comportamentais problemáticos em pessoas com autismo.

É importante notar que as pessoas com autismo têm habilidades e pontos fortes únicos. Algumas pessoas com autismo podem ter habilidades induzidas em áreas como matemática, música, arte ou memorização de fatos. No entanto, as pessoas com autismo também podem enfrentar desafios inspirados na vida diária, incluindo dificuldades na escola, no trabalho e nas relações pessoais.

O autismo ainda é frequentemente estigmatizado e mal compreendido pela sociedade. É importante promover a conscientização e aceitação das pessoas com autismo, bem como garantir que elas tenham acesso a recursos e suporte capacitado para atingir seu potencial máximo.




ree

COMO RECONHECER UM AUTISTA.

7 CARACTERISTICAS QUE PODEM INDICAR QUE O SEU FILHO É AUTISTA.

Reconhecer o autismo em uma pessoa pode ser difícil, pois a condição se manifesta de maneiras diferentes em cada indivíduo. No entanto, aqui estão sete características comuns que podem indicar a presença do Transtorno do Espectro Autista (TEA):

  1. Dificuldades na comunicação verbal e não verbal: Pessoas com autismo podem ter dificuldades em iniciar e manter conversas, entender o significado de expressões faciais e tom de voz, e fazer contato visual.

  2. Comportamentos repetitivos e restritos: Comportamentos repetitivos, como bater as mãos ou balançar o corpo, e interesses restritos e intensos em certos requisitos são comuns em pessoas com autismo.

  3. Dificuldades na interação social: Pessoas com autismo podem ter dificuldades em entender e responder às emoções dos outros, fazer amigos e participar de atividades em grupo.

  4. Sensibilidade sensorial: Algumas pessoas com autismo podem ser hiper ou hipossensíveis a estímulos sensoriais, como luzes, sons, texturas e cheiros.

  5. Comportamentos desafiadores: alguns indivíduos com autismo podem ter comportamentos intolerantes, como agressão, autolesão, birras e resistência a mudanças.

  6. Dificuldades de coordenação motora: Pessoas com autismo podem ter dificuldades de coordenação motora grossa e fina, o que pode afetar suas habilidades de movimento e desempenho físico.

  7. Dificuldades na compreensão de regras sociais: Muitas pessoas com autismo têm dificuldades em compreender as regras sociais, como a etiqueta, normas e convenções que são importantes para socialmente bem-sucedidas.

É importante lembrar que nem todas as pessoas com autismo apresentam todas essas características e que cada indivíduo é único. Se você suspeita que alguém próximo a você pode ter autismo, é importante buscar orientação. Consultar um médico é a melhor saída e procurar ajuda mais cedo pode trazer benefícios, pois quanto mais rápido for reconhecida está condição, mais cedo será feito o acompanhamento da criança e o tratamento com terapeuta, psicólogo, etc.

 
 
 

Comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação
bottom of page